Portal do Governo Brasileiro
Carregando...
Salvando...

Como navegar
Glossário



Programa: Educação de qualidade para todos
Objetivo selecionado: (1010) Ampliar o acesso à educação superior de qualidade, na graduação e na pósgraduação, contemplando as especificidades da diversidade e da inclusão e a aprendizagem ao longo da vida, fortalecendo a ciência, a tecnologia e a inovação, apoiando atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como aperfeiçoando as atividades de avaliação, supervisão e regulação, e considerando as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação 2014-2024.
Metas do objetivo selecionado:
  • Metas Quantitativas
    (04KX) Ampliar para 1,3 milhão o número de matrículas em cursos de graduação presencial em instituições federais de ensino, em consonância com o disposto na Meta 12 do Plano Nacional de Educação.
    Evolução da Meta
    Metas ODS relacionadas
  • (04KY) Elevar de 180 mil para 289 mil o número de matrículas em cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, pelo Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), em todas as áreas do conhecimento, em consonância com o disposto na Meta 12 do Plano Nacional de Educação.
    Evolução da Meta
    Metas ODS relacionadas
  • (04KZ) Ofertar 1 milhão de novas bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni).
    Evolução da Meta
    Metas ODS relacionadas
  • (04L0) Conceder 1,4 milhão de novos financiamentos com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
    Evolução da Meta
    Metas ODS relacionadas
  • (04L1) Ampliar de 245 mil para 299 mil o número de matrículas anuais em programas de pós-graduação stricto sensu.
    Evolução da Meta


Iniciativas do objetivo selecionado:

  • (061S) Consolidação do processo de interiorização das universidades federais de forma a contribuir com a integração e o desenvolvimento regional.
  • (061T) Ampliação e interiorização da educação superior na modalidade a distância por meio da implantação de novos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), preferencialmente nos municípios até 100 mil habitantes, e nas periferias dos municípios de grande porte (acima de 100 mil habitantes).
  • (061U) Consolidação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como processo seletivo para acesso a vagas em cursos de graduação de instituições públicas e gratuitas de educação superior, com adesão de 100% das instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação.
  • (061W) Fortalecimento das ações de assistência estudantil, atendendo com bolsa permanência os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que atendam os demais requisitos definidos em normativo específico, contribuindo para permanência e rendimento acadêmico do estudante na educação superior.
  • (061X) Fortalecimento das atividades de regulação e do aprimoramento dos instrumentos de regulação, supervisão e avaliação das instituições e dos cursos superiores, contribuindo para a promoção da qualidade da educação superior.

* A estrutura exibida se refere ao ano de 2018.

Login